NOTÍCIAS

10º Mutirão Brasileiro de Comunicação acontece em Joinville

A cidade de Joinville, Santa Catarina sedia o 10º. Mutirão Brasileiro de Comunicação que acontece de 16 a 20 de agosto de 2017 com o tema “Educar para a Comunicação”. O tema será refletido em diferentes formas por meio de palestras, oficinas e apresentações culturais.

O Mutirão Brasileiro de Comunicação é promovido pela Comissão de Comunicação da CNBB e sediado pela Diocese de Joinville, em parceria com a Signis Brasil, Associação Católica de Comunicação. Dele participam agentes pastorais de todo o Brasil, profissionais da comunicação, educadores e pessoas que querem construir a comunicação juntos de forma participativa.

Padre Ivanor Macieski é coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese de Joinville e também do Mutirão e convida: “Com alegria estamos nos preparando para acolher o 10º Mutirão Nacional da Comunicação que acontecerá aqui em Joinville nos dias 16 a 20 de agosto de 2017, desde já deixamos o convite para todos virem conhecer nossa realidade assim como partilhar conosco de suas riquezas”.

Ir. Helena Corazza, diretora do Serviço à Pastoral da Comunicação dará uma palestra no Mutirão sobre a Educomunicação na pastoral, testemunha que participa do Mutirão desde o primeiro, em 1998, acolhido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, na PUC-Minas, em Belo Horizonte. “Mutirão quer dizer ‘fazer juntos’, construir juntos. É esse o espírito que move os agentes pastorais que deles participam. Não podemos perder essas características que são fundamentais”.

O primeiro Mutirão foi pensado e realizado pelo Setor de Comunicação da CNBB e organizações católicas da comunicação, entre elas, UNDA/BR (União de Radiodifisão Católica); UCBC (União Cristã Brasileira de Comunicação) e OCIC (Organização Católica Internacional de Cinema). A partir de 2001, internacionalmente as organizações católicas foram reunidas em uma só SIGNIS. No Brasil, a Signis foi fundada em 2 de dezembro de 2010, absorvendo as organizações anteriores. A primeira presidente foi Ir. Helena Corazza, das Irmãs Paulinas. Informações: www.signisbrasil.org.br

Confira a programação do 10º. Mutirão Brasileiro de Comunicação www.muticom.com.br/home.

Mutirões Realizados

1º – 1998 – Belo Horizonte, MG – Tema: Solidariedade, Ética, Cidadania

2º – 2000 – São Paulo, SP – Tema: Relações solidárias e Aldeia Global

3º – 2003 – Salvador, BA – Tema: Comunicação para outra ordem social

4º – 2005 – Guarapari, ES – Tema: Comunicação e responsabilidade social

5º – 2007 – Belém, PA – Tema: Comunicação e Amazônia. Fé e cultura de paz

6º – 2010  – Porto Alegre, RS – Tema: Processos de Comunicação e cultura solidária

7º – 2011 – Rio de Janeiro, RJ – Tema: Comunicação e vida: diversidade e mobilidade

8º – 2013 – Natal, RN – Tema: Comunicação e participação cidadã: meios e  processos

9º – 2015 – Vitória, ES – Tema: Ética nas comunicações

10º – 2017 – Joinville, SC – Tema: Educar para a comunicação