NOTÍCIAS

Aceleração social do tempo é tema de pesquisa

Uma equipe de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) lança livro com a temática que aprofunda a questão da aceleração social do tempo e suas implicações na vida cotidiana de docentes, estudantes e, até mesmo, de agentes pastorais. Trata-se da obra “Educomunicação. A aceleração social do tempo”, organizada pelo professor Dr. Adilson Citelli, titular da ECA-USP, lançado por Paulinas Editora.

Professor Adilson
Professor Adilson

Como destacado pelo professor Adilson no dia 28 de setembro, na Livraria Paulinas, em São Paulo, não se trata de uma coletânea de artigos, mas de pesquisas pontuais e interligadas que exigiram dois anos de trabalho no aprofundamento do referencial teórico, pesquisa dos diversos temas e revisão. Um trabalho de construção coletiva do grupo de pesquisa por ele coordenado.

Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares
Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares

No lançamento, o convidado especial, Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares da mesma universidade, que ressemantizou o termo Educomunicação e leva adiante a pesquisa no mesmo núcleo de estudos, destacou a importância das Paulinas na Educomunicação, uma vez que o conceito foi gestado no Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), ainda nos anos 1980 e se expandiu para a escola pública. Destacou também como o SEPAC continua firme em seus princípios de pesquisa. O artigo de Ir. Helena Corazza nesta obra “Dispositivos móveis na Educomunicação: um olhar a partir do cotidiano de agentes pastorais” apresenta uma pesquisa com pessoas de comunidades e sua exposição às mídias, bem como a contribuição na produção de conteúdos.

A divulgação está sendo intensa pelo grupo de pesquisadores como aula pública na TVT (TV dos Trabalhadores) com o prof. Adilson, na Rádio 9 de Julho, programa “Nos passos de Paulo”, redes sociais, entre outros. Um lançamento foi realizado em Curitiba, na Intercom, no dia 7 de Setembro. A obra está disponível nas livrarias Paulinas do Brasil, pelo site www.paulinas.com.br ou pelo telemarketing 0800 70 100 81.