NOTÍCIAS

EDUCAR PARA O DIGITAL – Campos do Goytacazes – Rio de Janeiro

Educar para o digital é um curso intensivo (20hs) que o SEPAC oferece aos Cursos de Filosofia e/ou Teologia/Ciências da Religião/ Teologia para leigos ou leigos engajados nas diversas paróquias, como por exemplo, Pascom, catequistas e outros.

Campos dos Goytacazes (RJ)

O curso Educar para o digital se realizou dos dias 19 a 21 de novembro em Campos dos Goitacazes (RJ) para seminaristas dos cursos de Propedêutica, Filosofia, Teologia e leigos. O curso percorre tópicos que ajudam a viver a atitude de uma “Igreja em saída” como pede o papa Francisco, a Igreja precisa colocar-se e movimentar-se dentro da cultura atual – a cultura digital. Para isso, é necessário não somente ser usuário dos equipamentos, mas educar-se para o digital, na compreensão da sua lógica e, sobretudo, das linguagens e metodologias. A “nova arquitetura da comunicação”, em rede, requer novos paradigmas que acabam por incidir na transmissão e vivência da fé, nas mais diversas pastorais. Trata-se de refletir sobre os desafios para a Igreja na era digital, caracterizada pela interconectividade onde surgem novas modalidades de comunicação e espaços.

Movidas pelo apelo da Igreja em seus documentos oficiais, especialmente a partir do Concílio Vaticano II, sobre a necessidade de desenvolver o diálogo entre fé e cultura (Evangelii Nuntiandi, 20), e compreendendo a insistência da mesma na preparação para “mover-se” dentro do mundo da comunicação, desenvolvendo uma firme e adequada nova evangelização, o SEPAC apresenta a proposta de um curso de Extensão, vinculada às disciplinas que são desenvolvidas ao longo do ano em seu instituto, ou como recurso de formação nas paróquias.

Os dias intensos de estudo e reflexão, conduzidos por ir. Joana T. Puntel, deixaram os estudantes mais preparados para mover-se dentro de uma nova evangelização que os leva a questionar-se e a descobrir sobre “a maneira de ser cristão nas redes, hoje”, como já convidava Bento XVI em uma de suas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações (2011).

Veja as fotos abaixo: