NOTÍCIAS

Homilia. Espaço para comunicar esperança

O evento aconteceu na Pontifícia Universidade Católica, Campus PUC-Santana, na noite do dia 23 de agosto, para estudantes do Curso de Teologia. Um dos autores, padre Edélcio Ottaviani, é professor na unidade. O livro foi planejado e elaborado a seis mãos a partir de palestras com três olhares sobre a homilia em uma Semana Teológi

ca. Padre Edelcio Ottaviani, reitor do Centro Universitário UNIFAI e professor da PUC-SP, Padre Leomar Nascimento coordenador de Pastoral da Diocese de Santo Amaro, SP, mestre em Teologia pela PUC-SP, com especialização em Comunicação no SEPAC e Ir. Helena Corazza, paulina, doutora em Ciências da Comunicação, diretora do SEPAC.

A obra faz parte da série Dinamizando a comunicação da Coleção Pastoral da Comunicação, teoria e prática do SEPAC. O objetivo é de qualificar a comunicação nas homilias e está organizada em três capítulos tem como foco na comunicação. Destina-se também aos agentes pastorais que exercem ministérios que necessitam da reflexão da Palavra.

O caminho percorrido, em seus três capítulos, com olhares complementares sobre o tema da homilia, recorda a necessidade da base humana, do empenho cultural, humano e teológico para que haja terreno fecundo ao anúncio que passa, antes, pelo coração do pregador e chega ao do interlocutor.

O primeiro lançamento foi realizado com alunos do ITESP (Instituto Teológico São Paulo) na segunda etapa da Disciplina “Educação para a comunicação” com o tema “Oratória Sagrada”, em que o livro é utilizado. A obra já foi apresentada em Paróquia de São Miguel Paulista, no 10º. Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Joinville, SC,e em agosto de deste ano.

Livraria Paulinas Vila Mariana

No dia 28 de setembro, apresentação e lançamento de “Homilia, Espaço para comunicar esperança”, na Livraria da rua Domingos de Morais, em São Paulo, com a participação de amigos e paroquianos dos autores. O momento de autógrafos foi precedido por uma apresentação da obra pelos autores.