Iniciação à vida Cristã – Batismo, Confirmação e Eucaristia – Catequista

Batismo, Confirmação e Eucaristia de adultos
Código: 509027
Coleção: Água e espírito
Leomar A. Brustolin,Antonio Francisco Lelo

Sinopse
Em 6 de janeiro de 1972, foi promulgado o Ritual de iniciação cristã de adultos (RICA), que se configura como um itinerário de iniciação, cuja metodologia vem descrita na Introdução. O catecumenato é tomado não como uma escola, mas como uma iniciação de discípulos que descobrem um caminho. A formação catecumenal é enfocada como discipulado, cuja característica principal consiste em adquirir um modo de ser e de viver consoante ao de Jesus.

Passados trinta e conco anos, estão ainda se descobrindo os fundamentos e o alcance dessa metodologia catequética. O volume ora publicado procura tratar do tema de maneira sistemática, preparando um segundo volume em que serão propostos encontros catequéticos a serem realizados ao longo do ano, em sintonia com os tempos litúrgicos.

Na base do método adotado pelo RICA, está o que se designa habitualmente por “mistagogia”, que deve presidir à iniciação cristã. Trata-se de um método muito utilizado pelos Padres da Igreja, um ensinamento organizado para fazer entender aquilo que se celebra e que supõe a iluminação da fé que brota dos sacramentos, o que se aprende na celebração e vivendo de acordo com as exigências da fé celebrada. Vai aqui uma renovação da visão corrente dos sacramentos, em continuidade com a proposta conciliar.

Eles são vistos inseridos no caminho, o que supõe uma nova postura na catequese com adultos: o caminhar para uma síntese que envolva anúncio, liturgia, serviço, comunhão (comunidade) e testemunho. O primeiro objetivo é a adesão à pessoa e mensagem de Jesus, mediante mudança de vida, engajamento na comunidade e no serviço ao próximo como testemunho cristão para o mundo. Os resultados da evangelização e catequese são a conversão e o seguimento de Jesus Cristo.

Em vista da obtenção de melhores resultados, propõe-se uma organização do catecumenato, em que se definem os papéis das pessoas interessadas. Um glossário completa a obra.

Descrição
ISBN: 978-85-356-3530-0
Páginas: 88
Edição: 8
Idioma: PORTUGUES
Formato: (15,5 x 23,0)