QUEM SOMOS

O Nucap – Núcleo de Catequese Paulinas – desenvolve projetos específicos na área da catequese, em força do carisma da Congregação de levar a boa-nova do mistério de Cristo na sua totalidade ao ser humano integral. Por isso, incentiva catequetas, biblistas, pedagogos, e liturgistas, a pesquisarem a catequese em consonância com a reflexão atual da Igreja do Brasil, em diálogo com o contexto social e com as mudanças históricas.

O Nucap tem como missão: refletir e publicar a catequese com inspiração catecumenal e educar a fé neste método.

Para educar a fé, o Nucap criou a plataforma de cursos de educação a distância – EAD – para a catequese e conta com autores, assessores, irmãs paulinas, catequistas e colaboradores a serviço da catequese catecumenal.

O Nucap é coordenado por uma equipe central representada pelos departamentos do editorial, cursos EAD, livrarias/marketing. Está organizado em uma rede de núcleos locais sediados nas livrarias Paulinas em todo Brasil.

Tem como objetivo: participar do processo de iniciação à vida cristã com publicações, cursos de EAD de catequese e promover parcerias com Regionais da CNBB, Dioceses e Paróquias para formar discípulos missionários, em consonância com a caminhada evangelizadora da Igreja do Brasil.

Tem como objetivos específicos:

1) colaborar na capacitação de catequistas, coordenadores e assessores para que sejam educadores da fé com metodologia e conteúdo refletidos e produzidos pelo Nucap.

2) Enfatizar a catequese familiar para fortalecer o potencial evangelizador da família e reforçar seus vínculos internos.

3) Promover maior integração entre a catequese e a liturgia para estabelecer itinerários mistagógicos. (cf. Diretório Nacional de Catequese, n. 122).

4) Priorizar a evangelização e o protagonismo dos adultos na Igreja.

Em dois níveis, o Nucap já produziu uma linha editorial bem formatada sobre a iniciação à vida cristã: o primeiro com títulos destinados à formação pedagógica catecumenal do catequista e, o segundo direcionado à prática catequética por idades com as coleções Nucap e Casa da Iniciação.

  • Ir. Vera Ivanise Bombonatto, fsp
    Ir. Ilanyr Felipe Costa, fsp
    Pe. Antônio Francisco Lelo
    Abadias Aparecida Pereira

  • No projeto global concebido pelo Pe. Tiago Alberione, de evangelizar na cultura da comunicação, a catequese ocupa um lugar significativo. É parte integrante do carisma das Irmãs Paulinas de evangelizar na cultura da comunicação. Este carisma tem como centro Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida, presente na Palavra e na Eucaristia, sustento nas dificuldades e sacrifícios. Na sua escola, aprendemos a ser discípulos(as) missionários(as), percorrendo um itinerário de fé, esperança e amor.

    Recebemos a missão de anunciar a totalidade do mistério de Cristo ao ser humano integral, considerado na complexidade de sua existência. A catequese deve igualmente ser completa e atingir o ser na sua totalidade, considerando a situação concreta em que se encontra.

    Fiéis a esta intuição carismática, desde os primórdios da Congregação das Filhas de São Paulo, as irmãs dedicaram-se com especial cuidado à produção de subsídios no campo da catequese e a sua divulgação, acompanhando o progresso dos tempos.

    As primeiras missionárias vindas da Itália, aos se estabelecerem em terras brasileiras, sintonizando com as necessidades do povo, perceberam a urgência de uma atuação eficaz no campo da catequese. Consequentemente, suas primeiras publicações foram voltadas para essa área. No decorrer destes anos de presença junto ao povo brasileiro, as Paulinas não apenas acompanharam o desenrolar da história da catequese no Brasil, com suas luzes e sombras, mas participaram ativamente dela, como protagonistas.

    No início de 2006, empenhada em formar “discípulos missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida”, mais uma vez a Paulinas Editora vem dar sua contribuição qualificada no campo da catequese, não apenas com publicações catequéticas, mas com a criação do Nucap.

    Naquele ano, Paulinas Editora, partindo da necessidade de adequar sua linha editorial à emergência do Diretório Nacional de Catequese e do Documento de Aparecida fincou o pé na compreensão da catequese como serviço à iniciação à vida cristã (IVC) com inspiração catecumenal.

    Em 2017, Paulinas estendeu a plataforma de cursos de educação a distância – EAD – para a catequese.

    Neste mesmo ano a CNBB publicou o documento n. 107, Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Este documento propõe a inspiração catecumenal como eixo condutor de toda a ação evangelizadora, pastoral, litúrgica e missionária estendida a toda a comunidade e prevê uma Igreja querigmática, discipular e mistagógica.

    Em novembro de 2018, aconteceu a IVª Semana Brasileira de Catequese, esta sinalizou que o caminho editorial destes anos foi frutuoso e coerente com a proposta que a CNBB vem implementando. Isto confere grande credibilidade à toda produção editorial.

    Atualmente, diante da visão unitária da iniciação à vida cristã e de seu processo progressivo, em todo Brasil, se faz sentir a necessidade das dioceses se adequarem à pedagogia catecumenal.

  • A consolidação dos Nucaps locais já é uma realidade em muitas das 32 livrarias Paulinas em todo o Brasil. O Nucap-local é constituído por um grupo de assessores formado por irmãs paulinas, colaboradores, catequistas capacitados e assessores.

    Tem o objetivo de captar agentes multiplicadores locais, sintonizados com o projeto editorial: professores de bíblia, liturgia e catequese como também catequistas experientes e com alguma especialização na área bíblico-litúrgica para atender a necessidade de apresentar os títulos publicados, acompanhar as etapas após a adoção das coleções, estabelecer parcerias em cursos com dioceses e paróquias e divulgar os cursos EAD em catequese.

    Se você busca uma assessoria especializada para sua paróquia ou Diocese entre em contato com a livraria Paulinas mais próxima. Em todo Brasil temos colaboradores, assessores e irmãs referenciais para a catequese. Ou comunique-se pelo e-mail nucap@paulinas.com.br.