FORMAÇÃO

Metodologia

Pretendemos passar da catequese como mera instrução e adotar a metodologia ou processo catecumenal, conforme a orientação do RICA e do Diretório Nacional de Catequese. É indispensável seguir os tempos e as etapas do catecumenato e propor, mesmo para os membros da comunidade, uma formação catecumenal que percorra os processos da iniciação, desde o querigma e a conversão, até o discipulado, a comunhão e a missão.

Mais do que verdades de fé, as pessoas se convencem pelo testemunho, aprendem pela experiência e aderem pelos relacionamentos que estabelecem. A metodologia catecumenal une as três dimensões do mistério: anúncio, celebração e vivência da fé. Por isso, desperta a experiência de Deus pelo anúncio do querigma; conduz ao aprendizado da leitura bíblica; desenvolve a prática celebrativa (símbolos e sinais); torna-se escola de oração com o único objetivo de conduzir à prática da vida cristã.

Para facilitar a compreensão dos tempos da iniciação cristã, preparamos subsídios para a formação dos catequistas nos apoiando na dinâmica própria de cada um dos tempos: querigma (pré-catecumenato), discipulado (catecumenato) e mistagogia.

Nossos cursos: observam a integralidade e a progressividade da iniciação, seguem a história da salvação e centralizam o processo na Páscoa de Cristo; promovem a interação catequese e liturgia; seguem o método de anunciar e celebrar a fé para viver a fé.