PADRE LANÇA SUBSÍDIO VOCACIONAL PARA JUVENTUDE

Padre italiano, missionário xaveriano no Brasil, lança livro com reflexões para ajudar a juventude católica, pós–crisma, a refletir sobre a vocação missionária.

Por Carlos Alberto Souza

Gabriel Guarnieri, missionário, padre missionário, nascido na Itália, membro da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras que é um instituto religioso masculino católico cujos afiliados são chamados popularmente “xaverianos”, escreve o livro “Vocação Missionária: subsídio para jovens e crismandos” da editora Paulinas. O livro faz parte da “coleção Cartilhas” e foi publicado para comemorar os 25 anos de seu sacerdócio.

Preocupado com a evasão dos jovens católicos que se preparam para receber ou já receberam o sacramento do crisma, padre Gabriel traz reflexões à moda de um diário onde relata o que viu, viveu e testemunhou ao longo da sua caminhada missionária. O subsidio contém 12 modelos de encontros a serem vivenciados com a juventude. Cada encontro contém frases da espiritualidade de Santa Teresa D’Ávila e de São Guido Maria Conforti. O assunto “Vocação” se traduz em orações e o assunto “Missão” está em forma de episódios da vida de evangelização do missionário xaveriano , que está no Brasil há 21 anos.

Segundo padre Gabriel, o intuito deste texto é proporcionar aos jovens pós–crisma uma caminhada relevante e significativa para as nossas paróquias, não somente para estancarmos o êxodo de adolescentes que enxergam o sacramento da crisma como ponto de chegada e estação terminal da própria pertença à Igreja, mas também, para investir nessa etapa da vida que é composta de crises, sonhos e projetos, onde podem surgir grandes vocações de santos.

A Editora Paulinas, que publicou o subsídio, destaca que padre Gabriel revela o desejo de não desperdiçar seu aprendizado como animador vocacional e missionário que gosta de pensar sua presença no Brasil. Este subsídio é uma ferramenta a ser usada por jovens e crismandos para crescerem em uma atitude de fé simples e de amizade profunda com Cristo dentro da Igreja. É uma obra rica de sinais de luz e de esperança. De forma original, é útil para complementar a catequese, porque aborda dois temas fundamentais: a vocação e a missão.

Em entrevista aos alunos do curso Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático – SEPAC/ITESP, padre Gabriel fala, entre outros assuntos, sobre as motivações para escrever o livro:

Padre Gabriel Guarnieri: “Então na verdade o meu foco era a pós-crisma. Aquela faixa linda de 15 a 17 anos. Então o livro seria uma tentativa de valorizar os crismados. Faz a crisma hoje, amanhã nós te acompanhamos. Tem encontros que podem ler, estudar e tal. É uma forma de investir em adolescentes que fizeram a crisma hoje e, por um ano, vai ter um ano de pós-crisma em que nós te acompanhamos te escutamos, conversamos. Então, o assunto era para mim lindo! Porque sempre nesses anos, eu na verdade mudei de endereço mas nunca mudei o meu foco. Como falei, segunda feira, na minha apresentação, eu me sinto e sou um padre que orienta as pessoas vocacionalmente, para o seminário os meninos e para os conventos, as meninas. Então eu gosto desta faixa de idade porque acho que é a idade dos sonhos. Então, o pós-crisma para mim é a motivação principal era o período. Era um livro para ajudar as pessoas, adolescentes, a descobrir o para que estão neste mundo.”

Confira o áudio com um trecho da entrevista:

 

Dados do Jornal Síntese

Título: Síntese

Boletim informativo do Laboratório de Jornal do SEPAC – Ano XX – n° 73 – Janeiro de 2020

Curso de Especialização Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático – Versão Online

 

Expediente

 

SÍNTESE – Boletim informativo do laboratório de Jornal do Curso de Especialização Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático – Versão Online.

Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Vila Mariana – CEP 04010-020 – São Paulo, SP –Tel: (11) 2125-3540 – www.paulinascursos.com/sepac 

Diretora: Dra. Helena Corazza, fsp

Orientadora Pedagógica: Dra. Joana T. Puntel

Jornalista Responsável: Silvia Torreglossa (MTb 28.167/SP)

Social Media: Gizele Barboza, fsp

 

Produção:

Carlos Alberto Souza

Celso Tomba

Gleyssica Ferreira

Pe. Carlos Caridade

Pe. Francisco Amaral

Pe. Gabriel Guarnieri sx

Pe. Pedro José Damázio

Roberto Pereira Silva

Taiane Oliveira