NOTÍCIAS

Paulinas participam do I Congresso da Signis Brasil

Cerca de 70 profissionais estão reunidos no I Congresso de Comunicação da Signis Brasil para aprofundar a comunicação católica hoje

O primeiro Congresso de Comunicação da Signis Brasil abordou a temática “Consumo de mídia em tempo de mercado digital”. O evento teve início na quinta-feira, 31 de agosto, em Porto Alegre (RS) e reuniu cerca de 70 profissionais das diversas mídias e veículos, como impresso, rádio e TV, entidades de comunicação, associados à Signis Brasil. A programação do primeiro dia destacou o olhar que os profissionais de comunicação, especialmente católicos, devem ter para com os conteúdos que produzem, a fim de construir a paz. As Paulinas estiveram presentes, Ir. M. Celeste Ghislandi, representando a Rede Vida; Ir. Helena Corazza, SEPAC; Ir. Osnilda Lima, secretária de Signis BR; Ilanyr Felipe, pelos Cursos EAD; Ir. Rosa Ramalho, Paulinas Porto Alegre.

A primeira mesa, com a temática “A comunicação para uma cultura de paz”; foi mediada por Ir. Helena Corazza e contou com a participação dos presidentes da Entidade em nível mundial, Helen Osman; Latino americano e caribenho, Carlos Ferrarro e do Brasil, Fr. João Carlos Romanini. Por parte da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, participou Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Comunicação.

Outras temáticas abordadas ao longo do dia, “Tempo líquido, mercado em mutação”; “Ética e a produção de conteúdo em tempo de Fake News” por diversos profissionais da mídia local. Foram apresentados também alguns cases de sucesso como da Rede de Notícias da Amazônia (RNA), entre outros.

Homenagens

Pessoas e instituições foram homenageadas com o Troféu Signis Brasil, entre elas, Ir. Helena Corazza “Por suas ações na comunicação para uma Cultura de Paz”. Irmã Helena participou também da mesa “Narrativas de comunicação”, na ótica da Educomunicação. Ela também coordena o setor Educomunicação na Associação.

Jovens chamados a uma comunicação que transforma

Durante o dia foi apresentado oficialmente o núcleo jovem da Signis Brasil, que reúne 25 membros de norte a sul do país. A primeira ação do grupo é o curso de formação: “Jovens comunicadores e a cultura de paz”, que tem por objetivo proporcionar um processo formativo para os jovens comunicadores católicos nos âmbitos profissional, intercultural, espiritual e sócio político. 

O trabalho é realizado em conjunto com a Signis América Latina e Caribe, que é dirigida a jovens comunicadores líderes de 12 países, com idade entre 23 e 27 anos.
À frente do painel “Comunicadores do futuro” esteve a vice-presidente de Signis América Latina e Caribe (ALC) e coordenadora do projeto Signis ALC Jovem, Maria José Centurión. Os jovens comunicadores criaram uma campanha de apoio ao papa Francisco, divulgada pelas redes sociais: #Franciscoeuestouaqui

Veja as fotos abaixo:

I Congresso da Signis Brasil discute a comunicação para a paz, presta homenagens e evidencia a presença jovem na Associação.