NOTÍCIAS

Presença do SEPAC no 6º. Encontro Nacional da Pascom

De 19 a 22 de Julho, foi realizado 6º. Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM), em Aparecida (SP), com o tema: “Comunicação e Igreja”. Organizado e realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, a abordagem foi desenvolvida e aprofundada com palestras e seminários temáticos. Participaram cerca de 600 agentes pastorais, bispos e presbíteros de todo o Brasil. Destacou-se a presença de cursistas do SEPAC, que já concluíram o curso e são lideranças em suas Dioceses e dos que ainda estão cursando.

Na cerimônia de abertura, a entrada de Nossa Senhora Aparecida, pedindo a proteção para o encontro. Após a palavra de Dom Darci Nicioli, Arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão, a Conferência de Ir. Joana T. Puntel com a temática “O caminho da comunicação na Igreja”.

As conferências versaram sobre temáticas da comunicação na Igreja, leitura crítica, rádio como instrumento de evangelização. A presença de Dom Leomar Brustolin versou sobre a temática comunicação entre fé e cultura e a necessidade da atenção com as novas gerações. Moisés Sbardelotto trabalhou as perspectivas pastorais a partir do Diretório de Comunicação acentuando a necessidade de termos um ethos enquanto comunicadores.

Entre os cinco Seminários, Ir. Helena Corazza trabalhou nas tardes de sexta, 20, e sábado, 21, a temática A Educomunicação nas práticas pastorais da Igreja. Grande interesse dos agentes pastorais pela temática que une a comunicação e a educação e diz respeito à comunicação entre as pastorais e a vida cotidiana.

Márcia Fonseca, cursista do SEPAC e participante do Encontro, assim se expressa: “Esta é o primeiro Encontro Nacional que participo. Foi muito importante porque há 10 anos participo da Pascom na Diocese de Macapa(AP). As visões da comunicação que adquiri e como está sendo traçada a comunicação dentro da Igreja, as novas ideias, partilhas com outros grupos nos faz abrir novos horizontes e como corrigir o que não está certo. Importante também, tendo em vista as mídias digitais, as redes. O encontro só veio para engrandecer o nosso trabalho e o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo”.

Veja as fotos abaixo: