QUEM SOMOS

Paulinas, a comunicação a serviço da vida

O desafio de acompanhar os avanços comunicacionais, tanto em formas como em formatos, nos impelem a inovar e a abrir novos canais de interlocução. Com a criação do Portal Paulinas Cursos agrupamos e interligamos nossas atividades desse segmento para melhor responder às expectativas atuais em diferentes áreas do conhecimento como Bíblia, Comunicação, Catequese e outras.

Filhas de São Paulo (Paulinas) - Apóstolas no Mundo da Comunicação

Viver e comunicar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida com os meios de comunicação social
é a nossa missão, uma missão sem confins.
 

A Congregação das Irmãs Paulinas possui um carisma moderno, exigente, desafiador. Utilizando a mais avançada tecnologia disponível, desenvolve seu trabalho com os meios de comunicação social. Tem na Igreja a missão de fazer despertar nas pessoas a semente do Evangelho, da Boa-Nova de Jesus, por meio da reflexão, da animação, da interação e da ação conscientizadora, servindo-se da comunicação mediada.

No Brasil, a Congregação presta seu serviço à Igreja desde 1931, colocando a comunicação a serviço da vida, por meio de livros, revistas, pôsteres, cartões, músicas, DVDs, internet, programas de rádio, televisão, formação na área bíblica e de comunicação e outras atividades.

Cientes de que a comunicação é articuladora de mudanças sociais e culturais, procuramos fazer com que o leitor, o ouvinte, o espectador e o internauta, participe efetivamente do ato da comunicação com sua interlocução. Diante disso, Paulinas,  como cristãs e cidadãs, colocam essa força a serviço do bem, da verdade, da vida, da paz, da felicidade e do bem-estar das pessoas.

Os tempos mudaram. Os púlpitos, os locais de onde se proclama a mensagem de Jesus não se restringem às igrejas, mas aos microfones, às câmeras, às rotativas, enfim, às mídias sociais. É a mensagem de Deus, como dizia o bem-aventurado Tiago Alberione, em forma de ondas sonoras, sulcos magnéticos, imagens em movimento, papel impresso e fibra ótica.

Se as pessoas, hoje, não vão mais às igrejas, a Igreja deve ir até as pessoas pela TV, rádio, jornal, revista, livro, música, filme, computador, internet. Essa foi a grande intuição e ação de Pe. Alberione e permanece na ação profética de cada Irmã Paulina na Igreja.

Paulinas no mundo – Paixão pelas pessoas, respeito pelas culturas

Paulinas no Mundo

Desde a fundação (1915), as Irmãs Paulinas – Filhas de São Paulo – procuram moldar sua particular forma de vida religiosa, entendida não como fuga do mundo, mas como serviço ao mundo, não como um fechar-se em atmosfera espiritual, mas como comunidade de fé e de amor, na qual se preparam e se aperfeiçoam para serem “missionárias das metrópoles” e “missionárias universais”.

Com as orientações do padre Alberione e da irmã Tecla, as Paulinas sonham com os vastos horizontes do mundo da evangelização.

Em 1926, começa o êxodo de Alba para Roma e outras numerosas cidades italianas, para abrir livrarias e difundir livros, entregando-os em domicílio.

Em 1931, rumam ao Brasil, à Argentina, aos Estados Unidos. De decênio em decênio, as chamadas para outros territórios conduzem a Congregação a todos os continentes, onde estabelecem muitos centros de evangelização. Hoje, as Irmãs Paulinas estão presentes em mais de 50 países.