Escolha seu curso e inscreva-se!

Programação »

jan 15

Curso Cultura e Meios de Comunicação – módulo de história jan 2018

15 de janeiro de 2018 - 08:00 até 27 de janeiro de 2018 - 17:40
fev 24

Publicações SEPAC

  • educomunicação

    “Esta obra pretende contribuir com a Educação para a Comunicação, Educomunicação, voltada à pastoral e ao ambiente educativo. A Educomunicação reúne os conceitos de educação e de comunicação embasados…

    SAIBA MAIS

  • homilia

    “Este livro resgata o ponto fundamental da homilia, que é um chamado para comunicar esperança. Propõe a análise do humano e o privilegia para estabelecer o diálogo com o divino…

    SAIBA MAIS

  • a_comunicacao_nas_celebracoes_liturgicas

    “Este subsídio parte da constatação do grande desafio que representa o modo de comunicar na liturgia. Para comunicar-se bem, deve-se levar em conta uma série de elementos em relação à liturgia e à comunicação…

    SAIBA MAIS

  • ifreja_e_sociedade

    “A obra reúne conteúdos publicados pela autora ao longo de sua pesquisa sobre o tema Igreja e comunicação. Neste sentido, Igreja e Sociedade – Método de trabalho na comunicação vem ao encontro do interesse crescente no campo da comunicação por parte da Igreja…

    SAIBA MAIS

  • “Redes”, “redes sociais”, “redes digitais”, “redes midiáticas”: tudo é “rede”. Com o desenvolvimento da internet e do ambiente digital, as pessoas encontram novas formas de relação e de interação, sem fronteiras de espaço e sem limites de tempo…

    SAIBA MAIS

  • Inter mirifica - ebook

    Inter Mirifica é o ponto de partida para os desdobramentos da relação Igreja-comunicação; supera a retórica da “proibição” para a defesa do direito à informação. Abre horizontes para a Igreja mudar…

    SAIBA MAIS

  • Religião e consumo

    A coleção Religião e Universidade é um espaço a mais de divulgação da produção coletiva da academia. Seus livros querem ser expressão do intenso trabalho que vem sendo desenvolvido nos meios…

    SAIBA MAIS

  • Teologia e comunicação

    Esta obra insere-se na Coleção Teologia na Universidade, concebida para atender a um público muito particular: jovens universitários que estão tendo o primeiro contato com a área dos estudos…

    SAIBA MAIS

Depoimentos

  • Janine Boaventura

    Janine Boaventura

    Salvador, BA
    Participar do Curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação no SEPAC me faz sentir, escutar, enxergar, e saborear a Comunicação de uma maneira diferente, não mais na vertical, com análises fechadas; mas de forma horizontal, ampla, aberta, em diálogo com outros saberes.

  • Padre José Gildásio de Sousa Silva

    Padre José Gildásio de Sousa Silva

    São Domingos do Prata, MG
    O curso “Cultura e Meios de comunicação – uma abordagem teórico-prática”, promovido pelo SEPAC/Paulinas, tem enriquecido minha missão de animador de comunidades como presbítero. A partir das aulas teóricas do curso, ministradas por professores com uma vasta gama de conhecimento teórico e grande experiência no que tange ao “saber fazer” comunicacional, sinto-me melhor qualificado para realizar uma leitura crítica das realidades sócio-políticas nas quais estamos imersos, sobretudo neste momento conturbado e de incertezas dos poderes constituídos no qual vive a nação brasileira. Assim sendo, tenho ajudado de modo mais acurado as nossas lideranças a construírem um pensamento crítico acerca das realidades que nos cercam, especialmente nos encontros ordinários de formação nas comunidades.

  • Vania Maria Oeiras Sagresti

    Vania Maria Oeiras Sagresti

    Diocese de Castanhal, Terra Alta, PA
    Participei dos estudos do Curso: “Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem  teórico e prática”, na qualidade de Agente da Pastoral da Comunicação com a proposta de estar a serviço da Comunicação na Igreja de Castanhal, PA, visando uma preparação mais intensa. Nesse estudo aprofundei o que realmente se faz necessário conhecer e o que há de mais interessante no mundo da informação e da comunicação na Igreja.

  • Pe. Joel Sávio

    Pe. Joel Sávio

    Diocese de Criciúma, SC
    Escrevo apenas para agradecer. A Escola Diocesana de Comunicação é uma atividade que já é fruto do estudo que realizei junto ao SEPAC. Esperamos que possamos atingir nossos objetivos e a expectativa dos participantes.
    Programa “Bote fé”, Rádio Voz da Vida, em Criciúma

  • Padre Marcos Roberto

    Padre Marcos Roberto

    Diocese de Picos, PI
    Além de ser pároco, coordenar a Pastoral da comunicação na Diocese, apreento o programa:  A voz do coração, que tem um caráter formativo e vai ao ar toda segunda feira de 2 às 3 horas da tarde, na Rádio Educativa Cultura FM de Picos, no Piauí. O programa tem sido um bem para as nossas comunidades, pois trata de assuntos pertinentes à formação doutrinal dos cristão católicos, reflete também sobre os documentos da Igreja e a Palavra de Deus. O programa “A voz do coração” tem alcançado um nível alto de audiência e interação com os ouvintes.

  • Magda Luzia Pantoja Rodrigues

    Magda Luzia Pantoja Rodrigues

    Macapá, AP
    O curso Cultura e Meios de Comunicação, uma abordagem teórico-prática, veio despertar a ação pastoral de forma organizada, proporcionando segurança e habilidade para conduzir a Pastoral da Comunicação (Pascom), na Diocese de Macapá. Por mais que ainda não tenham sido realizados trabalhos de forma sistemática e pontual, o olhar crítico permitirá designar próximos passos para a formação em conjunto com a rádio. Já está programada a minha participação em um quadro sobre a Pascom. Estamos em processo de atualização do site da Diocese, produção de documentários históricos sobre as paróquias de Macapá e produzindo um quadro sobre a Pascom na Rádio Educadora São José.

  • Pe. Wesley Borges Fernandes

    Pe. Wesley Borges Fernandes

    Diocese de Porto Nacional, TO
    O curso de Especialização “Cultura e Meios de Comunicação, uma abordagem teórico-prática” do SEPAC tem me proporcionado este novo olhar sobre as perspectivas comunicacionais na sociedade, bem como, ajudado no desenvolvimento pastoral nas comunidades onde atuo como Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, na cidade de Aurora do Tocantins – TO. […] Mais uma vez externo minha gratidão pela oportunidade de me deixar fazer parte dessa grande família, onde a qualificação profissional, pastoral e humana é algo tão visível nas bases e estruturas do que é me oferecido durante este tempo.

  • Cristiane Pinheiro da Silva

    Cristiane Pinheiro da Silva

    Laboratório de Rádio – SEPAC, Teresina, PI
    As aulas teórico-práticas do SEPAC trouxeram para mim um arsenal de conhecimento e indagações acerca de uma atuação mais efetiva e propositiva nos campos profissional, cultural e pastoral, incentivando e motivando a adquirir uma postura mais segura e crítica diante da comunicação na contemporaneidade.

SEPAC
Serviço à Pastoral da Comunicação

Rua Dona Inácia Uchôa, 62 – Bloco A
Vila Mariana - 04110-020 – São Paulo – SP
(11) 2125-3540