NOTÍCIAS

SEPAC assessora o 23º Encontro Estadual de Comunicação Regional Sul 1 da CNBB,

De 16 a 18 novembro 2018, 150 coordenadores da Pascom do Regional Sul 1 de Comunicação se reuniram em São Paulo para refletir e discutir o tema “Cristãos leigos e leigas: comunicadores da verdade”. Ir. Joana T. Puntel esteve presente desenvolvendo a temática sobre “A espiritualidade do comunicador cristão”, enfatizando que a espiritualidade, como diz o Diretório de Comunicação (283), é a seiva que dá vida aos ramos: “Sem a prática e a vivência da espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho”.

Trata-se da identidade da Pascom, que, levando em consideração a comunicação como processo e meios, tem seu fundamento bíblico-pastoral, o próprio Deus. E JESUS é referência e paradigma de toda a ação pastoral da Igreja, que tem como perspectiva anunciar, com a comunicação, a Boa-Nova de Jesus Cristo.

A pastoral é, então, aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas. (Diretório n. 24 ). Mas deve estar impregnada de interioridade, como requisitos fundamentais de uma atividade comunicadora para os dias atuais.
Pois é a mística que leva e envia à ação de evangelizar. Espiritualidade e mística se encontram intrinsecamente ligadas. Algo que vem do interior da pessoa e a transcende mediante uma união profunda com o ser superior, DEUS.

Ao término da palestra, juntamente com outra palestrante, Ir. Joana participou de uma mesa redonda e esteve à disposição para interagir com os participantes do encontro.

Veja as fotos abaixo: