IDENTIDADE E MISSÃO

Paulinas SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação – é um centro de capacitação que iniciou em 1982, para refletir sobre os processos comunicacionais e formar agentes sociais e pastorais na área da comunicação e cultura.

O SEPAC nasceu num contexto social, cultural e político em que as discussões sobre comunicação buscavam uma nova ordem mundial e latino-americana para a comunicação democrática e participativa. O contexto eclesial também desejava encontrar um caminho para a reflexão crítica da comunicação voltada para a transformação da realidade. Pioneiro no serviço à pastoral da comunicação, o SEPAC é hoje uma referência e se constitui em:

  • Espaço de reflexão e educação para a comunicação
  • Porta de entrada para um jeito novo e criativo de evangelizar
  • Capacitação com qualidade, competência e espiritualidade

 

Missão

Capacitar agentes culturais e sociais na área da comunicação, qualificando a atuação profissional, cultural e pastoral, na totalidade do ser humano.

Proposta

O SEPAC se propõe educar para a comunicação à luz de discussões teóricas e exercícios práticos (laboratoriais), tendo em vista a formação humana e cristã na sociedade tecnológica. Com uma proposta voltada para a reflexão, produção e educação para o uso dos meios, promove a abertura ao diálogo, à espiritualidade, à interação e a participação nos processos comunicacionais de nosso tempo.

Objetivos

Despertar e desenvolver a capacidade de reflexão e de produção na linha pastoral e acadêmica, na área da comunicação e cultura.

Oferecer uma prática atualizada quanto ao uso dos meios de comunicação contemporâneos, oportunizando ao público instrumentos teóricos e práticos para a análise da comunicação que ajudem a desenvolver o potencial crítico e o espírito democrático e interferir, de forma qualificada, no processo comunicacional.

Corpo docente

Uma equipe de profissionais qualificados que assumem a missão e o compromisso do SEPAC. São professores doutores e mestres provenientes das melhores universidades, especialistas e técnicos que compõem a equipe. Profissionais, assim qualificados, garantem as linhas de pesquisa em sintonia com as demandas atuais do exercício da comunicação em sua produção na cultura digital.

Programação de cursos fora da sede

Em virtude das demandas externas da Igreja e de outros setores, o SEPAC programa cursos intensivos a serem realizados em qualquer parte do Brasil. Assessora instituições como Regionais da CNBB, Dioceses, Rádios, Escolas, Congregações religiosas, Institutos de formação para leigos (as), Seminários, Faculdades de Filosofia e Teologia e comunidades que solicitam.

Assessores ou assessoras se deslocam, de acordo com as necessidades, para atender às solicitações, nos diferentes aspectos da comunicação como: Comunicação e Igreja, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Acolhida, Capacitação em rádio, Espiritualidade da comunicação, Educomunicação e temas voltados para a área de educação para a comunicação na era digital.

Entre em contato conosco: sepac@paulinas.com.br – (11) 2125-3540