LINHAS DE AÇÃO

O SEPAC desenvolve duas linhas de ação: Cursos e publicações

Entre os cursos, alguns são sistemáticos, livres e EAD. Denominamos de sistemáticos os que estão conveniados com alguma universidade. Os demais são livres.

  • Cursos sistemáticos

    • Curso Cultura e Meios de Comunicação, uma abordagem teórico-prática em convênio com a PUC-SP – COGEAEOferece formação ampla e atualizada sobre o fenômeno da comunicação na cultura midiática. Realizado em período de férias letivas, janeiro e julho, como pós-graduação lato sensu e Extensão Cultural, em convênio com a PUC-SP (COGEAE) Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.
    • Educação para a Comunicação – parceria com o Instituto Teológico de São Paulo (ITESP).Realizado em parceria com o Instituto Teológico São Paulo (ITESP) a disciplina “Educação para a comunicação” é ministrada em dois semestres do primeiro ano de Teologia. O primeiro semestre trabalha o conceito de comunicação na sociedade contemporânea e na Igreja e o segundo, de forma intensiva, “Oratória sagrada: a comunicação da Palavra”, num processo de reflexão e práticas laboratoriais, trabalha a comunicação pessoal, interpessoal, vocal, postura e organização do discurso.


    Cursos livres

    Os cursos livres estão distribuídos em três projetos:

    • Projeto Educação para a Comunicação – Educomunicação

    A Educação para a comunicação ou Educomunicação engloba diversos cursos, desde a construção do conceito, da área de atuação aplicada a diversas situações e ecossistemas como pastorais, educacionais, socioambientais.

    As temáticas que respondem a este projeto abordam diferentes aspectos da mudança cultural pela mediação das tecnologias e produtos culturais, que propõem novos hábitos de vida, interferindo nos valores humanos e de cidadania.

    • Projeto comunicação nas pastorais na era digital

    Com o objetivo de conhecer e aprofundar a comunicação nas pastorais para que ela seja contemplada como elemento integrador e articulador, os cursos deste projeto trabalham a comunicação como processo relacional não só entre as pessoas, mas nas pastorais e entre as pastorais com ações eficazes.

    A Pastoral da Comunicação é trabalhada de forma específica, apresentando o pensamento comunicacional da Igreja, suas orientações para a organização e a prática nas comunidades e dioceses.

    • Projeto Liderança na comunicação

    Liderar pessoas e equipes é uma arte e requer habilidade, aprendizado e revisão constante de métodos. Para liderar é preciso cultivar a autoliderança que ajuda a compreender os processos e exercer uma gestão eficaz. A liderança também passa pela capacidade de tornar-se sujeito do processo nas relações e na produção para as diferentes mídias.

    Este projeto se propõe trabalhar a liderança sob diferentes olhares: relacionamento, postura, gestão, relação com o público e laboratórios de produção de conteúdos multimídia.


    Projeto Educar para o digital

    • Curso de extensão sobre o tema “Educar para o digital” ofertado, inicialmente, para o interno das instituições religiosas como seminários, institutos, dioceses e paróquias, com o objetivo de integrar conhecimentos para desenvolver o diálogo entre fé e cultura e responder aos apelos da Igreja em vista a uma firme e adequada nova evangelização.


    Cursos EAD

    • Acolher é comunicar
    • Comunicação. Diálogo entre fé e cultura
    • Outros em preparação
  • Em virtude das demandas externas da Igreja e de outros setores, o SEPAC programa cursos intensivos a serem realizados em qualquer parte do Brasil. Assessora instituições como Regionais da CNBB, Dioceses, Rádios, Escolas, Congregações religiosas, Institutos de formação para leigos (as), Seminários, Faculdades de Filosofia e Teologia e comunidades que solicitam.

    Contato: (11) 2125-3540 – sepac@paulinas.com.br

  • As publicações fazem parte das atividades do SEPAC. A pesquisa teórica e as práticas laboratoriais se traduzem em produções que estão disponíveis às pessoas interessadas. São subsídios para dinamizar a comunicação em grupos e comunidades e para alimentar a reflexão nos diversos temas culturais ligados à comunicação.

    Coleção Pastoral da Comunicação: Teoria e prática

    Série Manuais – SEPAC

    Série Manuais – SEPAC

    Contém conceitos, indicações e exemplos práticos para a produção nas diferentes áreas podendo ser utilizados tanto em ambientes profissionais quanto em paróquias, centros comunitários, associações, escolas e outros espaços.

    Série Dinamizando a Comunicação

    Série Dinamizando a Comunicação

    Voltada a temas que envolvem a Pastoral da Comunicação e a educação para a comunicação como apoio de reflexão para as comunidades.

    Série Comunicação-Cultura

    Série Comunicação-Cultura

    Oferece suporte para o aprofundamento de temas voltados à pesquisa da comunicação.